terça-feira, 12 de novembro de 2013

Leia curiosidades sobre o exército de estátuas de terracota da China


Feitas de uma mistura de argila e terra, as estátuas fazem parte do túmulo do 1º imperador chinês

Texto: Shirley Paradizo
650-pg28-exercito-estatuas
Um superexército de estátuas descansa numa catacumba subterrânea na cidade de Xian, na China. Ou o que restou dele. Feito de terracota (mistura de argila cozida e terra), ele faz parte dos objetos sagrados do túmulo do primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang, que viveu há mais de 2 mil anos.
Embaixo da terra
O exército foi encontrado em 1974, por um grupo de camponeses que escavava um poço. Após muito trabalho de escavação, 7 mil estátuas de guerreiros e animais feitos de terracota foram desenterradas!
Palácio de argila
A tumba foi feita para imitar um palácio, com divisões em vários ambientes, como as salas dos soldados e o túmulo de Qin Shi Huang. A construção é cercada por uma muralha com vários portões. E tudo feito de terra, claro.
Nas profundezas
Pesquisadores acreditam que a construção deste túmulo embaixo da terra e do exército de terracota começou em 246 antes de Cristo. Segundo eles, cerca de 700 mil trabalhadores levaram 38 anos para deixar o mausoléu pronto.
Parecem de verdade!
Há soldados, arqueiros, carroças e cavalos. Todos em tamanho real. Os guerreiros têm altura, forma, expressão facial e até corte de cabelo diferentes. A pintura das estátuas hoje está bem desbotada e muitas peças estão quebradas ou se desintegraram.
Protetores do imperador
Qin Shi Huang foi enterrado na cripta em 210 antes de Cristo, com tesouros, objetos pessoais e exército. Os chineses acreditavam que o exército acompanharia Qin Shi e protegeria o imperador na vida após a morte.
Você sabia que:
  • Até hoje foram encontradas 8 mil estátuas? Elas estão expostas num museu no próprio local. Acredita-se que ainda há muitas salas enterradas para serem exploradas, que guardam mais estátuas!
650-pg29-exercito-estatuasComo num campo de batalha, o enorme exército de terracota está pronto para proteger o túmulo do imperador

Nenhum comentário:

Postar um comentário