Os inventores também têm o seu dia
Professor Pardal, o personagem-inventor de Walt Disney
|
Eureka! Achei! Achei!
Dizem que o filósofo grego Arquimedes gritou essas palavras quando, dentro de uma banheira, descobriu a lei do empuxo (que diz que todo corpo mergulhado num fluido sofre uma força de baixo para cima).
Foi o primeiro inventor. Ou não? Dizem que a roda, muito tempo antes, foi a maior invenção de todos os tempos. E o que dizer de quem inventou o alfabeto?
As grandes invenções não param de acontecer. Johann Gutemberg inventou a imprensa. A partir daí surgiram os livros e os jornais. Dizem que o grande pintor Leonardo da Vinci inventou o a bóia, o robô, a bicicleta e o pára-quedas. James Watt inventou a máquina a vapor. Depois foi a eletricidade, o telégrafo, a fotografia, o telefone, o cinema.
Mas o que dizer daqueles que todos os dias pensam em algum jeito novo defazer as coisas?
04 DE NOVEMBRO - DIA DO INVENTOR
No Brasil temos muitas invenções. Você sabia, por exemplo, que o Escorredor de Arroz é uma descoberta brasileira? Pois é. E foi criado em 1959 pela cirurgiã dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich que contou com a ajuda do marido para desenvolver o protótipo de alumínio que foi apresentado ao mundo na Feira de Utilidades Domésticas em maio de 1962.
E as Batatas Fritas? Com certeza você já comeu muita batata-frita, mas aposto que nem desconfia de quem as inventou, ou por acaso você acha que as batatas fritas nascem fritas? Não. Não. Não. Um dia, alguém teve a idéia de fritá-las em óleo fervente. Só não sabemos exatamente quem, e se foi mesmo em um castelo da Idade Média. Mas, embora ninguém saiba com certeza quem inventou a batata-frita, sabemos que quem as aperfeiçoou foram os belgas. São eles os donos das mais deliciosas receitas com batatas-fritas. Ir à Bélgica e não comer batata-frita é como ir ao circo e não ver o palhaço. Ou seja, não tem graça.
Dia 4 de novembro é o seu dia! Viva o inventor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário